Apresentação do livro “Transversal de Luz e Sombras”

Transversal de Luz e Sombras é o mais recente livro de Rui Mourato. A apresentação desta obra dedicada ao preto&branco, que vai já na sua 3ª Edição, terá lugar na Galeria Municipal da Torreira, dia 5 de Agosto, pelas 21h30.

Sobre a obra

Ao virar dos “cinquenta” surgiu Rui Mourato a necessidade de “dizer”, de “contar histórias” e de experimentar “ideias”, enfim, de expressar a sua visão das “coisas”, usando a fotografia e as técnicas a ela associadas/associáveis.

Frequentou e organizou diversas acções de formação e “workshops” de especialização, participou em diversas exposições colectivas, abertas e bienais prestigiadas. Trabalhos seus foram premiados nacional e internacionalmente e alguns publicados nos média quer tradicionais quer digitais.

Agora, aos sessenta, tenta neste livro resumir estes seus mais recentes 10 anos. Promete continuar.

Rui Mourato 

Alentejano de Marvão, nascido em Janeiro de 1957, apaixonou-se pela fotografia aos 15 anos, na sequência de um aliciamento perpetrado pelas estruturas, para a juventude, do ’Estado Novo’ via um tal “Curso Prático de Fotografia e Laboratório a Preto e Branco (NFMP)” que frequentou em 1972/73. Quadro e empresário das Tecnologias de Informação e Comunicação, a actividade profissional adormeceu-lhe a paixão. Embora nunca tivesse deixado de fotografar fê-lo apenas enquanto com intenções lúdico-docu-mentais.