WORKSHOPS

Fotografia de natureza

ria de aveiro

A realização de workshops de fotografia com uma componente teórica e, posteriormente, com uma prática envolvendo uma saída de campo é um excelente meio para adquirir e aprofundar alguns conhecimentos. No campo, os participantes são orientados para variados temas, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos sobre fotografia de um modo geral.

Fotografar natureza é um tipo de fotografia que está ao alcance de qualquer um que se interesse e tenha gosto em captar o mundo natural que nos rodeia. Além disso a oferta é imensa. Paisagens variadas, árvores, flores, aves, mamíferos, répteis ou anfíbios, invertebrados, etc. Podemos simplesmente pegar numa câmera e algum equipamento e, deixar-nos levar num passeio pelos nossos campos ou praias para fazer umas quantas imagens. A variação das estações do ano, as condições atmosféricas ou a própria variação da luz ao longo do dia, podem alterar de uma forma radical aquilo que fotografamos. Este tipo de fotografia também tem a vantagem de nos obrigar a sair e, desta forma, acabarmos por ir conhecendo alguns áreas do no país, assim como algum do património natural que por lá existe. Desta forma, a fotografia de natureza acaba por ter igualmente um papel extremamente importante na educação ambiental.

Alguns dos temas que são abordados são neste workshop de fotografia de natureza

Equipamento Fotográfico

  • Técnicas e ferramentas na fotografia de natureza;
  • A edição das nossas fotografias, software;

Equipamento Fotográfico

  • Qual a melhor altura para fotografar determinada espécie e o local? Por exemplo a estação do ano?
  • Qual a melhor forma de abordar o meu sujeito, de forma a conseguir as imagens pretendidas para um determinado trabalho?
  • Que tipo de fotografias, com uma abordagem original, posso fazer do sujeito que vou fotografar?
  • Que equipamento devo utilizar para o conseguir?
  • Qual a melhor forma de causar a mínimo perturbação (no caso de uma espécie animal) de modo a conseguir efectuar as imagens pretendidas?
  • Que tipo de fotografias de natureza posso fazer na minha área? (escola, parque urbana, jardim, etc.)

A ideia, já aplicada em edições anteriores, é efectuar este Workshop de Fotografia de Natureza durante um dia, dividido em 2 módulos.

Componente Teórica

9.00 h – 13.00 h

Equipamento fotográfico, a fotografia de natureza, etc.

Saída de Campo

14.30 h – Final do Dia

Saída de campo para os participante efectuarem fotografias com base nos conhecimentos adquiridos com acompanhamento técnico.

Formador

João Nunes da Silva